Também conhecido por “Museu da Cortiça”, o Museu Santa Maria de Lamas constitui caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Este espaço é centrado na coleção de Henrique Amorim, apresentando-se como um projeto de Museu que tem por missão preservar a ideia da transformação de um bem privado, coleção, numa instituição para benefício público, museu.
Trata-se de um verdadeiro acervo singular, recuperado e reorganizado a partir do ano de 2004, exibindo ao público coleções de Arte Sacra (talha dourada, imaginária, pintura, mobiliário e objetos litúrgicos), etnografia, iconografia do Fundador, mobiliário civil, estatuária Nacional e Internacional, dos finais do séc. XIX e 1ª metade do séc. XX, ciências naturais, tapeçaria, azulejaria, estatuária em Cortiça/Aglomerado de cortiça e arqueologia industrial (maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça) que evidencia as potencialidades desta matéria-prima refletindo a identidade da comunidade local.
Um dos pontos altos deste Museu, é o seu serviço educativo assente na qualidade teórica e lúdica, sensibilizando o visitante para esta arte muito própria, de grande diversidade tipológica e temática, património cultural e a sua conservação.
É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente relevante, que evoca histórias e estórias, aprofundando e divulgando o conhecimento do património português.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.