Um castro é uma aldeia fortificada, implantada em colinas proeminentes e com ampla dominância visual. Essas preocupações defensivas eram tipicamente complementadas com a construção de muralhas de pedra ou profundos fossos para dificultar o acesso ao povoado.
O Castro de Ovil foi identificado em fevereiro de 1981, no local conhecido por Castelo, lugar do Monte, freguesia de Paramos, concelho de Espinho.
Este povoado encontra-se numa pequena colina que dispõe, de boas condições de defesa, com a Ribeira de Paramos a sul e a sudoeste, e destacar também a existência de um profundo fosso a norte e nordeste.
As escavações do Castro de Ovil, iniciadas em 1980 e retomadas em 1994, permitiram detetar as ruínas arqueológicas de uma aldeia do séc. IV a III a. C., a mencionar treze estruturas em xisto de planta circular, parte delas com átrio e que confluem em alguns casos para pátios lajeados comuns, parecendo cada uma delas corresponder a um núcleo familiar.
O espólio recolhido é essencialmente constituído por cerâmicas indígenas, lisas ou com decoração típica dos contextos castrejos, permitindo a reconstituição de potes, panelas, talhas, vasos de suspensão e alguidares.
Exumaram-se abundantes vestígios de atividades domésticas e artesanais relacionadas com a moagem (mós de vaivém e giratórias), a fiação (cossoiros), a tecelagem (pesos de tear), a pesca (pesos de rede), a olaria (pedaços de barro) e a metalurgia (escórias de fundição).
Foram encontrados também, testemunhos de adorno pessoal, tais como contas de colar em pasta vítrea ou fíbulas em bronze. Relativamente ao armamento, podemos referir uma ponta de lança em liga de ferro.
De referir a quase total ausência de vestígios romanos patentes, até agora, apenas em alguns fragmentos de ânfora é possível supor o abandono do povoado durante o século I d. C.Show moreSee less
Other information
Visitas guiadas:
Para visitar a Estação Arqueológica – Castro de Ovil deve proceder a um contacto prévio com o Museu Municipal de Espinho.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Rate and Comment
To evaluate and comment on points of interest, you must be logged in.
Please note that by doing so you earn points for your user experience.