O Forte de Lovelhe foi construído por altura das Guerras da Restauração, tendo a missão de reforçar o sistema de defesa raiano da Vila de Cerveira. Atuando em conjunto com o Castelo, o Penedo do Castelinho e a Atalaia de Lovelhe.
Construído a mando do ilustre General D. Francisco de Azevedo, também ele engenheiro, o Forte de Lovelhe terá sido erguido entre os anos de 1660 e 1662.
Com uma única porta de entrada voltada a Sudeste, sendo composta por dois arcos de volta perfeita e um corredor. No seu interior, na praça de armas, são ainda visíveis as ruínas dos antigos quartéis, cavalariças, paiol e capela, e três rampas de acesso aos terraplenos.
Em 1758, um século depois da Guerra da Restauração, na praça já não havia guarnição nem sentinela e os quartéis e armazéns estavam arruinados. O Forte de Lovelhe tinha serventia de abrigo para gado.
Em 1776, as muralhas foram alvo de uma reforma. Os cinco quartéis, incluindo o armazém da pólvora, foram também restaurados. O Forte de Lovelhe voltou a ter valia militar, com cinco a dez soldados em permanência.
Décadas depois, já em 1809, o Forte, iria enfrentar o seu maior desafio. No decorrer da 2ª invasão francesa, este monumento, ajudou a expulsar os exércitos bem treinados do General Soult. Soult viu gorada a missão de entrar em Portugal pelo Rio Minho através de Cerveira. Depois de conseguir invadir Portugal por Chaves. O general francês levou a cabo a sua vingança. As tropas napoleónicas incendiaram e saquearam várias terras. Vila Nova de Cerveira não seria exceção. Entre roubos e saques, as tropas de Napoleão fizeram explodir as instalações interiores deste Forte.
No século XIX, o Forte de Lovelhe reformou-se definitivamente da função militar. Em 1857 serviu como lazareto, devido a uma epidemia.
Nos anos 80 e 90, do século XX, este monumento cheio de história foi alvo de profundas obras de requalificação.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.