O conjunto histórico da Póvoa do Mileu, implantado numa pequena plataforma sobre o Rio Diz, compreende importantes vestígios de edifícios do período romano, a capela românica dedicada a Nossa Senhora do Mileu e o pequeno cemitério adjacente, bem como uma habitação de características rurais.
Elemento comum a todas estas estruturas é o adro da capela, muito espaçoso, durante séculos ocupado nos dias de festa por gerações e gerações de romeiros e devotos da padroeira.
O sítio romano – de que não havia a mais pequena notícia - foi descoberto acidentalmente em 1951, durante as obras de construção da Estrada Nacional que liga a cidade à Guarda-Gare. Nessa altura foram postos a descoberto diversos achados e os compartimentos que evidenciavam a presença de um edifício termal do século I d.C.
A construção da Capela de Nossa Senhora do Mileu data já da Idade Média e o edifício insere-se numa derivação provincial do Estilo Românico. De dimensões modestas, apresenta uma estrutura arquitetónica muito simples, sendo constituída por dois corpos contíguos um ao outro: uma capela-mor e uma nave única, ambas de planta retangular, unidas por um arco triunfal de perfil já ogival.
Merecem destaque as colunas de sustentação deste arco, cujos capitéis exibem motivos vegetalistas, representações de aves, demónios e uma figura humana. Igualmente dignas de registo são as figurações que decoram a teoria de cachorros que, no exterior da capela, sublinham a cornija superior das duas paredes laterais da capela.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.