Com a transferência da sede de Bispado de Idanha-a-Velha para a Guarda, em 1203, por influência de D. Sancho I, foi necessário promover a construção de uma Sé Catedral.
Nada se sabendo do edifício primitivo, sabe-se, porém, que na segunda metade do século XIV uma sé nova se erguia fora do perímetro amuralhado, a qual seria mandada derrubar por D. Fernando.
A construção da atual Sé Catedral iniciou-se a partir de 1390 mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino.
A catedral, orientada de acordo com a norma tradicional, tem a sua fachada principal naturalmente virada a Ocidente. É ladeada por dois torreões muito reforçados, de planta octogonal. O portal, de recorte tipicamente manuelino é encimado por um nicho que abriga desde o século XVI uma belíssima imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade da Guarda.
Na fachada Norte abre-se um típico portal gótico encimado por um janelão de estilo já manuelino, constituindo este conjunto um dos mais belos complexos arquitetónicos dos séculos XV-inícios do século XVI construídos a Norte do Mosteiro da Batalha.
O arrastar das obras fez com que o projeto fosse sendo ciclicamente atualizado, pelo que também no interior a Sé da Guarda apresenta importantes marcas e influências manuelinas, facilmente identificáveis, de que são exemplo as colunas laterais com o típico efeito “em corda”, semelhante ao entrelaçado das cordas dos navios dos Descobrimentos.
Merece relevo o retábulo monumental do altar da cabeceira, esculpido em pedra de Ançã e atribuído à escola de João de Ruão. Nas naves laterais duas capelas particulares merecem referência, a Capela dos Ferros e a Capela dos Pinas. Esta última, de portal Renascentista, contém no seu interior a estátua jacente de João de Pina, sobrinho do famoso cronista régio e Guarda-Mor da Torre do Tombo Rui de Pina.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.