O Convento beneditino de S. João Baptista recebeu couto em 1123, pelas mãos de D. Teresa, num ato confirmado por D. Afonso Henriques, entre os anos 1109 e 1185, volvida que estava apenas uma década, a igreja do Mosteiro de Alpendorada foi sagrada muito antes, em 1065, pelo bispo do Porto D. Sisnando Viegas.
Este conjunto, foi objeto de uma série de vicissitudes que culminou, em finais de quinhentos, na transferência de todo o seu recheio para o convento de S. Bento da Vitória, na cidade do Porto, permanecendo num estado de abandono até que, doze anos depois, o ilustre abade Frei Jerónimo Freire decidiu reocupá-lo. O abade mandou executar, uma ampla campanha de obras de reconstrução o que acabou por resultar num desvirtuamento do traçado românico do estaleiro original e nas subsequentes intervenções já filiadas no gótico.
Desta grande campanha seiscentista resultou, entre múltiplos aspetos, a reconstituição da igreja conventual à luz dos paradigmas arquitetónicos e da gramática decorativa barroca, dotando esta obra com um altar na capela-mor, estando separada do restante corpo do templo por um enorme arco triunfal, assim como de retábulos colaterais executados em talha dourada profusamente decorada.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.