A Igreja de São Gens de Boelhe, classificada como Monumento Nacional desde 1927, foi edificada entre os meados e o final do século XIII, é um dos mais belos exemplares da arte românica do Tâmega e Sousa. As suas paredes destacam-se pela qualidade construtiva, é possível vislumbrar um conjunto de siglas geométricas e alfabéticas, que representarão a assinatura do canteiro (pedreiro). O portal principal apresenta semelhanças com os portais de outras Igrejas, localizadas em territórios noutros pontos do país.
Os capitéis do portal, contêm palmetas executadas a bisel, e os círculos preenchidos com cruzes, lembram os primeiros símbolos cristãos. Destacar que na fachada norte, os cachorros apresentam uma assinalável variedade de temas, indo desde cabeças de touro a homens que transportam pedra. A tradição atribui a fundação da Igreja de Boelhe ora à filha de D. Sancho I, D. Mafalda, ora à sua avó, a rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques.
Esta igreja, tal como se encontra nos dias de hoje, é o resultado das diversas obras de restauro de que foi alvo, entre os anos de 1929 a 1948.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.