A Igreja de São Vicente de Sousa conserva, no exterior, duas inscrições. A primeira, de função funerária, datada de 1162 assinalando a construção de um arcossólio (túmulo embutido), a segunda, gravada no ano de 1214, comemora a Dedicação da Igreja, ou início do culto.
A Igreja é constituída por uma única nave e por uma capela-mor retangular, que foi alvo de um aumento na época moderna, entre os séculos XVII-XVIII.
Na sua fachada principal abre-se o portal românico, inserido em estrutura pentagonal saliente à fachada, tornando o pórtico mais extenso e impressionante de um ponto de vista simbólico.
As fachadas laterais terminam em pequenos arcos sobre cachorros lisos, algo que já se verifica noutras igrejas românicas do território do Tâmega e Sousa.
Na fachada sul, a meia altura da parede externa, corre um lacrimal sobre mísulas, elementos que indiciam a antiga presença de um alpendre ou claustro (pátio interior de um mosteiro).
Da época moderna, salientar o conjunto de talha e pintura, com temas alusivos à vida de São Vicente, São José e aos Mistérios do Rosário.
Destacar ainda as pinturas do teto da capela-mor, criadas em 1693, pelo ilustre Manuel Freitas Padrão, um dos fundadores da Irmandade de São Lucas de Guimarães.
Este templo religioso, situado na freguesia de Sousa do Município de Felgueiras, está classificado como Monumento Nacional desde o ano de 1977.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.