O mosteiro de Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho, tendo sido fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda, no ano de 1102.
A Igreja é composta por três naves, divididas por arcos-diafragma e com uma cobertura em madeira pintada, nas naves laterais.
A planta original da capela-mor, reconstruída no século XVIII, era semicircular à boa maneira românica, assim como os absidíolos ainda existentes.
Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.
Os dois túmulos com escultura faziam parte do núcleo funerário abrigado na desaparecida galilé, ligada à nobreza deste território, como os Sousas, ou Sousões, e os Ribavizela.
Nos absidíolos existem dois temas de pintura mural. O primeiro é alusivo, muito provavelmente, a São Brás e o outro apresenta Santo Amaro e São Plácido.
A imagem da Padroeira, inserida no retábulo-mor, tratar-se-á de uma obra no estilo gótico, datada dos séculos XIV-XV.
Alvo de diversas alterações durante os séculos XVI a XIX, a Igreja do Mosteiro de Pombeiro recebeu um conjunto de talha de estilo rococó, no qual trabalhou o reputado e ilustre Frei José de Santo António Ferreira Vilaça.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.