A Igreja de São Bento, igreja matriz de Ribeira Brava, terá sido construída no século XV, tendo sofrido várias intervenções ao longo dos anos até se tornar o templo que existe nos dias de hoje.
Na origem da atual igreja, terá estado um pequeno templo, uma capela, que foi sendo ampliada. Da capela resta um interessante portal pré-manuelino, atualmente colocado na capela do Santíssimo. É um portal com três arquivoltas góticas, com capiteis historiados, singular na região. Para além disso, destacam-se outros elementos da pequena escola manuelina, como é o caso da pia batismal, com uma inscrição onde refere que foi oferta do rei D. Manuel I., e o púlpito da matriz.
No interior da igreja destaca-se a capela-mor, com um retalho em talha dourada e policromado de finais do século XVII, atribuído à Oficina Manuel Pereira de Almeida, igualmente responsável pelos outros altares. Merece especial atenção, o conjunto de interessantes imagens, com destaque para a Nossa Senhora do Rosário, datada de 1520, de produção flamenga, bem como a tábua com a Nossa Senhora. S. Bento e S. Bernardo, do pintor flamengo, Francisco Henriques.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.