Localizado em Ribeira Brava, o Museu Etnográfico da Madeira encontra-se instalado num espaço repleto de história. No inicio do século XVII, o edifico onde se situa o Museu, era uma antiga casa térrea, que pertencia ao Convento de Santa Clara do Funchal.
Mais tarde, a casa foi adquirida pelo Capitão Gonçalves da Silva, casado com D. Antónia de Meneses, que ampliou a sua casa e, em 1710, mandou edificar uma capela dedicada a São José. Atualmente, no edifício do Museu apenas é possível ver o portal da referida capela.
Em 1853, José Maria Barreto, transformou o arruinado solar numa unidade industrial, onde foi montado um engenho de moer cana-de-açúcar, de tração animal, e um alambique de destilação de aguardente. Ao longo dos anos, a indústria foi sofrendo alterações e, as quotas da empresa transacionadas. Em 1974, os herdeiros do proprietário do edifico venderam-no à junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal.
E assim surgiu o Museu Etnográfico da Madeira, inaugurado em 1996. Este espaço tem como propósito preservar e divulgar testemunhos da cultura madeirense. A exposição permanente encontra-se dividida por temas: atividades produtivas (pesca, ciclos produtivos do vinho, dos cereais e do linho), transportes, unidades domésticas (cozinha e quarto de dormir) e comércio tradicional (mercearia).
Numa visita ao museu, para além da etnografia, é possível descobrir vários aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.