De características rurais, dotada de uma beleza natural única, Vila de Canha é uma localidade do Município de Montijo. Este percurso convida a uma visita a esta Vila, sugerindo um conjunto de locais de património natural, religioso, civil e utilitário.
Com início no centro da vila, situada na Rua do Castelo, é possível encontrar um encantador edifício chamado Casa Piteira. Projetada pelo renomado arquiteto Hermínio Vaz Barros, esta propriedade exibe o charmoso estilo da "casa portuguesa", com o telhado de beirais e uma varanda com alpendre. Próximo do local, ainda na Rua do Castelo, é possível encontrar a Ermida de S. Sebastião ou da Misericórdia. Datada do século XVI, foi sofrendo várias alterações ao longo dos anos.
O próximo ponto de paragem é o Museu etnográfico de Canha. Situado na casa de um antigo médico local, este espaço exibe um conjunto de peças de cariz cultural. O trajeto segue por entre o casario típico da Vila. Casas brancas de estilo alentejano, a maioria de piso térreo marcadas pelas chaminés que aquecem os habitantes nos dias de inverno. Passando pelo antigo edifício da Câmara Municipal, atual posto da GNR, o percurso segue até à Igreja de Nossa Senhora de Oliveira. Datada do século XII, o átrio é marcado pelo seu interior de grande riqueza azulejar, com um magnifico retábulo de talha dourada.
Deixando a Igreja para trás, o caminho cruza a Fonte Velha e segue em direção à Herdade do Moinho Novo. Espaço que, para além de ser uma exploração agrícola, dinamiza várias atividades lúdico-pedagógicas.
De regresso à estrada N 251, deve seguir-se pela esquerda, contornando a Ribeira de Canha, uma etapa do percurso excelente para observação de fauna e flora.
Após passar várias Herdades, surge do lado direito o Sobreiro Centenário. Um imponente e majestoso monumento natural, considerada uma árvore de interesse público. De regresso à Vila, o caminho é feito sempre com a companhia das aves que sobrevoam este território. Cegonhas brancas, milhafres ou águias, são apenas algumas das espécies que é possível observar.
Saindo novamente da Vila, em direção a Montijo, sugere-se uma paragem no Monte das Mós, um local dedicado à equitação tradicional portuguesa, vocacionado para a criação da raça Lusitano. Nesta fase do percurso, é possível optar por seguir rumo ao Monte da Charca e ter a oportunidade de passear entre as vinhas e fazer um belo passeio de barco.
Uma Rota pelos melhores locais de Vila de Canha, conhecida pelas suas histórias e lendas. Diz-se que aqui terá existido um castelo e um poço e que quem se aproximasse à meia-noite, numa noite de luar, encontraria um tesouro.
Um lugar que é um verdadeiro tesouro que vale a pena descobrir!
Ver maisVer menos
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.
Comentarios
Circuitos Próximos
Estas são as rotas e percursos mais próximos do Vila de Canha – Um Percurso turístico
Etapa 14 – Caminhos de Santiago
PR1 VND Rota das Bifanas
Etapa 13 - Caminhos de Santiago
PR1 CCH Percurso Pedestre da Cegonha
PR2 CCH Percurso Pedestre do Cavalo e da Coruja
PR1 BNV A Rota das Lezírias
Caminhos do Vale ao Montado
Arte Pública – Um percurso pelo Concelho
Licença e Copyright
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.