A Rota do Trabalho e da Indústria é um percurso temático que propõe aos visitantes a descoberta de lugares emblemáticos que marcaram a história industrial e laboral do concelho do Seixal, evidenciando a importância do trabalho e das atividades fabris na transformação económica e social do território.
Ao longo deste percurso, destacam-se vários núcleos museológicos que ilustram diferentes formas de trabalho e produção no território, nomeadamente o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, dedicado às artes gráficas e à atividade tipográfica do século XX, o Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, exemplar singular do aproveitamento da energia das marés aplicada à moagem e o Núcleo da Mundet, associado à antiga indústria corticeira, que teve um papel determinante no desenvolvimento económico e social do concelho.
O percurso inclui a antiga Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços, um conjunto industrial do final do século XIX originalmente dedicado à produção de pólvora negra para exportação. Com elementos caraterísticos da tecnologia dessa época, incluindo uma máquina a vapor Joseph Farcot e uma caldeira a lenha João Peres, o local conserva um valioso testemunho da Revolução Industrial no Estuário do Tejo. Classificada como Imóvel de Interesse Público e integrada no Ecomuseu Municipal do Seixal, esta fábrica representa um marco na memória das práticas industriais e do trabalho operário.
Outro ponto de interesse da rota são as Caldeiras Babcock & Wilcox e as Caldeiras de Cozer da antiga Unidade fabril da Mundet, musealizadas para preservar e exibir o património industrial do concelho. Estas instalações evocam a dimensão e a influência da indústria corticeira e transformadora de produtos associados, que durante grande parte do século XX foi um dos principais motores económicos e empregadores da região.
A rota integra ainda o Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, sítio arqueológico classificado como Monumento Nacional que evidencia a prática de produção cerâmica desde a época romana. Este núcleo representa um elo entre o trabalho artesanal antigo e o desenvolvimento das atividades económicas pré-industriais em torno do rio e dos recursos locais.
Ao percorrer estes locais, a rota propicia uma compreensão integrada da evolução do trabalho e da indústria no Seixal, desde métodos manuais e tradicionais ligados à produção cerâmica, passando pelas grandes fábricas e tecnologia industrial do século XIX e XX, até à sua preservação enquanto património cultural e educativo.
Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de Município de Seixal
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.
Comentarios
Circuitos Próximos
Estas são as rotas e percursos mais próximos do Rota do Trabalho e da Indústria
Rota da Ecologia e da Faina no Rio Tejo
Ciclovia do Passeio Ribeirinho – Percurso de Amora Poente
Passadiços de Alburrica
Ciclovia - Percurso Arrentela / Seixal
Passadiços da Mata dos Medos
Ciclovia da Frente Ribeirinha – Montijo
Montijo – Um percurso pela cidade
Rota da Atalaia
Licença e Copyright
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.