A Rota pelo património de Mesão Frio, leva os visitantes por alguns dos monumentos mais relevantes do concelho.
Ao longo do trajeto é possível visitar vários solares, casas abrasonadas, escultura, igrejas e capelas, exemplares do património da região. Uma rota pela história de Mesão Frio.
Partimos do Chafariz do Largo da Independência, uma fonte revivalista do século XIX/ XX. Este é constituído por um espaldar, entre pilastras, coroado por um pináculo. Possui um remate em cornija, de lanços. O tanque retangular é alimentado por duas bicas, de forma tronco-cónica, com decoração vegetal e torneiras metálicas.
O trajeto segue para a Casa dos Albergaria. Conhecida como Casa dos Negrões, este é um edifício que se destaca, com um brasão que identifica a família Soares de Albergaria, que possuía a casa em meados do século XIX.
Logo depois, é possível avistar a Santa Casa da Misericórdia. Fundada em 1560, foi fundada por André da Fonseca. Ao lado da Casa da Misericórdia, é possível visitar a Igreja de São Nicolau.
Profundamente alterada no século XVIII, é de raiz românica. O seu interior é decorado com talha dourada e vários objetos de culto. Merece especial destaque, a sepultura de D. Francisco Souto Maior Pinto, fidalgo, Governador de Angola e capitão do reino, localizada numa parede lateral.
Seguindo pela Rua de Santo António, rapidamente é possível avistar a Capela com o mesmo nome. Localizada no centro de Mesão Frio, este templo religioso terá sido construído em 1845.
O Convento dos Franciscanos é o próximo ponto. Não se sabe ao certo quando terá sido a sua fundação, no entanto, pensa-se que a sua construção terá tido inicio em 1724.
Passando pela Casa dos Guedes, uma construção do século XVIII, o trajeto segue pela Casa dos Fragosos rumo à Torre da Igreja de Santa Cristina.
A antiga Igreja de Santa Cristina terá sido destruída a 11 de maio de 1809, durante a 2ª invasão francesa, comandada por Soult.
Atualmente a torre funciona como miradouro sobre a zona histórica da Vila.
Quase a terminar, a rota cruza o Pelourinho, primeiro símbolo medieval do poder local. Virada para o Pelourinho, é possível encontrar a Casa do Vale do Couto, onde se encontra a “Pedra de Armas”. Considerada uma das casas com a nobreza mais relevante do concelho, dos vários senhores da casa destaca-se Carlos Leme Vieira de Melo.
O percurso termina no Largo do Cruzeiro, onde é possível encontrar o Cruzeiro e a Casa da Picota.
Datado de 1940, o cruzeiro assinala o oitavo centenário da fundação de Portugal e terceiro centenário da restauração.
Em frente ao Largo do Cruzeiro, a Casa da Picota foi construída em 1542, por Henrique de Azaredo Vasconcelos, o primeiro da Família Azaredo a instalar-se e Mesão Frio.
Ver maisVer menos
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.
Comentarios
Circuitos Próximos
Estas são as rotas e percursos mais próximos do Rota do Património
Rota dos Miradouros
Caminho de Torres- Caminhos de Santiago - Amarante
PR7 SMP - Trilho de Santa Marta
PR6 AMT Rio Marão
PR3 SMP - Trilho da Senhora da Serra
PR2 SMP - Trilho das Belas Vistas
PR4 SMP - Trilho do Aguilhão
PR1 SMP - Trilho da Terra e do Céu
Licença e Copyright
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.