Vai iniciar este percurso na simpática aldeia de Sirvozelo, saindo pelo caminho do lado nascente do lugar, seguindo sempre os muros de pedra que delimitam os lameiros. Vai passar por uma zona de matos e carvalhal e é aqui que começará a visualizar o espelho de água da albufeira de Paradela. Cruzada a estrada continuará a acompanhar uma estrutura de contenção das águas da albufeira, em betão, até entrar num trilho que levará para junto do paredão principal da barragem da Paradela. No parque adjacente ao paredão terá a possibilidade de apreciar a distinta forma de construção desta barragem, do tipo “enrocamento”, sendo o paredão construído por rochas acumuladas a granel.
Atravessado o paredão irá encontrar um caminho estreito, por entre camacíparis, marcado por degraus em granito, cobertos de musgo e passará ainda por umas antigas instalações da EDP, um pouco mais adiante estará em Paradela do Rio, aldeia que deu nome à barragem. Para conhecer Paradela é necessário entrar e percorrer os arruamentos mais antigos, visto desconhecer-se a genuína aldeia da estrada.
Daqui rumará para Loivos, percorrendo o caminho que é paralelo à estrada municipal, em pouco tempo, contornará o mosaico de lameiros e de campo de Loivos, e aqui é possível admirar a fantástica paisagem que se abre na envolvente. Na aldeia, os pormenores de ruralidade prenderão a sua atenção. Sairá da Rua da Pala com direção a Fiães do Rio, onde irá atravessar caminhos agrícolas que atravessam uma extensa área de campos e lameiros e até se cruzará com alguns bosquetes de carvalho. Chegado a Fiães do Rio, vai ser invadido por uma riqueza cultural e uma diversidade paisagística proporcionada pela mancha autóctone de carvalhal, os lameiros e mosaico agrícola. Saíra por um antigo caminho ainda com vestígios de uma velha calçada que o irá conduzir até à ponte de madeira que atravessa o rio Cávado.
Vai iniciar agora a subida até Paredes do Rio, sempre por carreiro, numa encosta preenchida por carvalhais e lameiros. Aqui recomenda-se fazer um pequeno desvio da rota para conhecer uma das aldeias mais tradicionais do Parque Nacional, onde poderá visitar o conjunto de moinhos de água, as antigas estruturas de regadio e o pisão.
Seguirá por fim até Outeiro, saindo de Paredes de Rio pela Rua da Cruz. Fará um caminho estreito e rudimentar asfaltado e que depois passará a caminho de terra batida. Em direção a Outeiro poderá avistar novamente a albufeira de Paradela, encimada pelas vertentes graníticas da serra do Gerês. Um pouco mais adiante junto de um bebedouro e continuando pelo caminho rural empedrado que o colocará à porta de Outeiro. Junto da bela Igreja de Outeiro poderá descer ao interior do local, onde vai ser agraciado por um núcleo rural extremamente bem preservado, onde as diversas construções na sua traça original e elementos do património coletivo, como a eira, as fontes, o tanque e o bebedouro. Destacar que a atividade económica mais importante para esta comunidade continua a ser a criação de gado bovino, em complemento com a agricultura e o fumeiro. Recentemente têm surgido inúmeras iniciativas ligadas a atividade turística que oferecem novas facilidades a quem vem apreciar a extraordinária paisagem e harmonia local. Ver maisVer menos
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.