A Rota das Igrejas de Olhão é um percurso que permite conhecer 13 igrejas do concelho, a sua história e valor patrimonial.
Sugerimos como ponto de partida Igreja da Nossa Senhora da Soledade, do séc. XVII. Erguida em 1765 é dedicada à padroeira dos pescadores.
Seguimos para a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Considera um dos principais monumentos de Olhão, a sua construção teve início em 1698. Anexa à Igreja Matriz, encontramos a Capela do Nosso Senhor dos Aflitos. De planta retangular, possui uma parede revestida de azulejos do século XX.
Localizado na freguesia de Pechão, o próximo ponto da rota é a Igreja Matriz de São Bartolomeu. De corpo único, a fachada é composta por um portal e um janelão, com molduras de cantaria.
Seguindo para Quelfes, o trajeto dirige-se para a Igreja Matriz de São Sebastião, do século XVI. A sua construção, de nave única, foi intervencionada entre 1554 e 1565, dando origem à construção de três naves que vemos atualmente.
A Rota dirige-se agora para a localidade de Moncarapacho. Esta visita pelo património religioso da localidade tem início na Capela do Pé da Cruz.
A sua construção terá tido origem na promessa de um oleiro local, que cedeu o terreno e contribui para as despesas da sua edificação.
A Igreja de Santo Cristo é o próximo ponto. Datada de 1632, o seu interior é totalmente revestido por azulejos de padrão. Ainda no centro da localidade, é possível visitar a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Graça. De origem medieval, o pórtico, da autoria de André Pilarte, merece especial destaque.
A rota cruza ainda a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, construída pelos Irmãos Terceiros de Moncarapacho, atualmente propriedade privada.
No Cerro de São Miguel, encontramos a Ermida do mesmo nome. De origens góticas, esta terá sido construída no local de aparição do Arcanjo de S. Miguel.
Quase a terminar, a rota permite ainda visitar a Ermida de São Sebastião dos Matinhos e a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Carmo, do séc. XVIII.
Segunda a tradição local, a Ermida de S. Sebastião está associada às tentativas de levar a imagem de São Sebastião para a localidade e a imagem voltava sempre para local onde mais tarde foi construída a Ermida.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é o último ponto do percurso. Com planta em cruz latina, o seu interior é composto por sete altares. Reza a lenda que numa noite de tempestade, foi acesa uma fogueira no adro da Igreja para orientar os pescadores, que avistaram a imagem de Nossa Senhora do Carmo quando chegaram a terra.
Ver maisVer menos
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.
Comentarios
Circuitos Próximos
Estas são as rotas e percursos mais próximos do Rota das Igrejas
Caminho das Lendas
Percurso do Centro de Educação Ambiental de Marim
Caminho da Água
PR1 Caminhos Romanos e Cerro da Cabeça
PR13 Percurso dos Morenos
PR2 Quintas de Cacela
PR1 Boa Vista
PR2 Percurso da Fonte da Zorra
Licença e Copyright
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.