Inaugurada em 1959, com projeto do arquiteto Keil do Amaral, a estação apresentava um padrão dinâmico de azulejos com formas geométricas e cores como branco, bege, ocre e verde. O ritmo visual era criado pela alternância de formas e pela composição de quadrados maiores que incluíam motivos circulares. Este revestimento foi removido em 1977 durante obras de expansão.
Em 2009, no âmbito do Plano de Expansão da Rede, a estação foi totalmente remodelada e passou a servir as linhas Azul e Vermelha. O novo projeto, do arquiteto Tiago Henriques, manteve o legado de Maria Keil com duas intervenções distintas:
São Sebastião I (Linha Azul): Maria Keil reinterpretou a sua obra anterior com o tema da "Árvore", evocando os jardins próximos. Utilizou painéis individuais, criando formas leves e naturais a partir de padrões geométricos.
São Sebastião II (Linha Vermelha): A artista explorou o azulejo tradicional em relevo, com texturas multifacetadas e predominância da cor branca. A luz, refletida nos azulejos, cria diferentes ritmos e atmosferas ao longo do espaço.
A estação é um exemplo marcante da integração entre arte, arquitetura e espaço público, com o azulejo como elemento central.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.