A Ponte de Prado, situada na Vila de Prado assegura a passagem sobre o Rio Cávado, fazendo a ligação entre os Municípios de Vila Verde e Braga.
Uma obra construída na idade média acreditando-se ser parte integrante da famosa via romana que ligava Bracara Augusta a Astúrica Augusta. Em 1510, após o rei D. Manuel l ter confirmado o foral da Vila de Prado, uma grande cheia demoliu a ponte, tendo sido reerguida, provavelmente no ano de 1616, já no tempo de Filipe II de Portugal.
Conta com uma estrutura composta por um tabuleiro em cavalete, assente sobre nove arcos de volta perfeita em cantaria, com pegões cegos e oito possantes talha-mares, de forma triangular, reforçados a jusante por outros tantos talhantes de forma poligonal. O talhante colocado à esquerda do arco central eleva-se até ao nível do pavimento da ponte formando um recanto retangular onde se edificaram, em posição frontal, dois bancos de espaldar decorados. Um dos bancos está preenchido com um brasão dos Condes de Prado rodeado da seguinte inscrição: “Encoantotiveres dias mira por ti se prudente. Asi como paga la ponte se paga la vida brevemente.”.
A ponte possuí ainda passeios para a circulação de peões, onde existem pontos de observação privilegiados sobre o rio Cávado.
Associada à Ponte de Prado está também a lenda, de quando o rei de Leão era também de Portugal e da Galiza, estando em Braga, enamorou-se por uma ilustre dona de Prado chamada de Branca Guterres da Silva. Quando a ponte estava em ruínas, o rei mandou refazer a ponte para poder assim visitar a sua amada quando bem entendesse e em segurança.
Para lá da lenda, consta que a ilustre família dos Prados precede de Dona Branca e desse tal Rei, e que por isso traziam as mesmas armas dos Silvas, mudando somente a cor do leão, em negro, para denotar que a escuridão da noite encobre estes amores.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.