O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, classificado de Monumento Nacional desde o ano de 1933, em Cabeceiras de Basto, é um antigo, grandioso e notável Mosteiro Beneditino. Segundo Frei Geraldo, do seu mais válido “ex-libris”, a fundação vem dos confins da Idade Média e é anterior à própria nacionalidade portuguesa. Numerosos abastados doadores fizeram deste templo um dos mais ricos da Ordem Beneditina em Portugal. No século XVI, apesar da divisão de rendas entre o Mosteiro de Refojos e o Colégio de S. Bento de Coimbra, o desenvolvimento do Mosteiro de S. Miguel não parou. Decorria o ano de 1567, logo após a reforma da Congregação Beneditina Portuguesa, os abades trienais, realizaram obras de engrandecimento e embelezamento, que ainda hoje, é possível contemplar.
Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, este Mosteiro foi nacionalizado e consequentemente foi saqueado por gente ávida pelos bens de valor dos monges, este rebuliço fez com que o seu recheio tenha sido danificado e disperso. O Monumento ficou totalmente abandonado e despejado pelos monges. Em 1944, José Gonçalves Ferreira comprou a parte norte do edifício e ali inaugurou um Colégio Particular, o “Colégio S. Miguel de Refojos”, tendo sido adquirido pela Arquidiocese de Braga em 1959. Atualmente, este vetusto e nobre Mosteiro Beneditino acolhe a Igreja Paroquial de Refojos, considerada “uma Joia monumental de Barroco Português”.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de: Município de Cabeceiras de Basto
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.