O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, classificado de Monumento Nacional desde o ano de 1933, em Cabeceiras de Basto, é um antigo, grandioso e notável Mosteiro Beneditino. Segundo Frei Geraldo, do seu mais válido “ex-libris”, a fundação vem dos confins da Idade Média e é anterior à própria nacionalidade portuguesa. Numerosos abastados doadores fizeram deste templo um dos mais ricos da Ordem Beneditina em Portugal. No século XVI, apesar da divisão de rendas entre o Mosteiro de Refojos e o Colégio de S. Bento de Coimbra, o desenvolvimento do Mosteiro de S. Miguel não parou. Decorria o ano de 1567, logo após a reforma da Congregação Beneditina Portuguesa, os abades trienais, realizaram obras de engrandecimento e embelezamento, que ainda hoje, é possível contemplar.
Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, este Mosteiro foi nacionalizado e consequentemente foi saqueado por gente ávida pelos bens de valor dos monges, este rebuliço fez com que o seu recheio tenha sido danificado e disperso. O Monumento ficou totalmente abandonado e despejado pelos monges. Em 1944, José Gonçalves Ferreira comprou a parte norte do edifício e ali inaugurou um Colégio Particular, o “Colégio S. Miguel de Refojos”, tendo sido adquirido pela Arquidiocese de Braga em 1959. Atualmente, este vetusto e nobre Mosteiro Beneditino acolhe a Igreja Paroquial de Refojos, considerada “uma Joia monumental de Barroco Português”.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.