A Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978, foi mandada construir, em inícios do séc. XIX, por Manuel Pinheiro Alves, primeiro marido de Ana Plácido, por volta do ano de 1840, após regresso do Brasil e na posse de avultada fortuna. Com a sua morte em 1863, Camilo Castelo Branco veio instalar-se nesta mansão em Seide com Ana Plácido, já em finais desse mesmo ano, e aí permaneceu com certa regularidade. Foi aqui que escreveu a maioria das suas obras e também foi o local onde se suicidou em 1 de junho de 1890.
Esta mansão sofreu um incêndio em 17 de março de 1915. Foi formada, uma Comissão de Homenagem ao escritor, que adquiriu as ruínas dois anos depois deste infeliz acontecimento. As obras de restauração ficaram prontas em 1921. A casa foi entregue à edilidade famalicense, para que nela fosse instalado o atual museu camiliano.
A Casa-Museu dá a conhecer mobiliário que pertenceu a Camilo Castelo Branco e à família nuclear, utensílios de uso pessoal, bibliografia, cartas, de e para Camilo, escultura, pintura, entre outros.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.