O Memorial às Vítimas do Massacre Judaico de 1506, inaugurado a 19 de abril de 2008 pela Câmara Municipal de Lisboa, está localizado no Largo de São Domingos, onde há mais de 500 anos ocorreram os trágicos acontecimentos.
Em abril de 1506, instigada por frades dominicanos, a população de Lisboa massacrou mais de 2000 judeus, culpando-os pelas doenças e desgraças que assolavam a cidade. Este episódio reflete o poder destrutivo do fanatismo religioso e da intolerância.
A escultura, da autoria da arquiteta Graça Bachmann, foi proposta pela Comunidade Judaica de Lisboa. É composta por uma estrutura semiesférica em pedra, com uma Estrela de David recortada, assentando sobre um bloco onde está inscrita uma citação do Livro de Job: "Ó terra, não ocultes o meu sangue, não ocultes o meu clamor".
O memorial é um símbolo de memória, justiça e tolerância, convidando à reflexão sobre os perigos da intolerância religiosa.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.