A Ponte da Panchorra, classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 2013, está instalada a cerca de 1000 metros de altitude, une as margens do rio Cabrum, e é um belíssimo exemplo de arquitetura vernacular.
Ponte com dois arcos, apresentando um aparelho regular nas aduelas e irregular na silharia da restante estrutura, o que indicia um trabalho de mestres locais ou regionais, destinada a suprir as necessidades de acesso da comunidade às suas propriedades agrícolas e silvícolas.
Distancia-se em importância e técnica das suas congéneres, construídas a jusante, nomeadamente as pontes de Ovadas, Lagariça e Nova, quase na foz do Cabrum. Não deixando, porém, de ser um exemplo de infraestrutura comunitária.
A travessia aproveita os afloramentos das margens do rio para apoiar os seus pilares, sobre os quais assenta o tabuleiro horizontal com guardas, dando-lhe a robustez necessária à passagem de carros agrícolas e à circulação de gado.
Embora a Panchorra seja referida já nas Inquirições no ano de 1258, só no século XVI se separou do termo de Ovadas, local onde se situava o antigo centro religioso da freguesia medieval. Tornou-se, então, curato, cabendo à ermida de São Lourenço, ser o novo polo religioso.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.