Localizado em Montemor-o-Velho, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, é uma casa conventual que teve na sua origem a pequena ermida que terá pertencido a Diogo da Azambuja.
O grande impulsionador deste convento é o próprio dono da pequena ermida, cujo breve da fundação do Convento dos frades eremitas de Santo Agostinho, terá sido passado pelo Papa Alexandre VI, em 1494.
A Igreja de estrutura simples, com três naves e três capelas absidais, foi a primeira a ser construída. Um templo de estilo manuelino naturalista.
Na capela-mor, próxima do Evangelho, é possível encontrar o túmulo de Diogo Azambuja. Datada de 1692, a fachada é composta por uma porta retangular e um nicho, com uma escultura de um santo franciscano.
Classificado como Monumento Nacional, no século XX, a planta da igreja é composta pela igreja, sacristia, cozinha, refeitório, claustro, sala do capítulo, celas, portaria e outras dependências.
Atualmente, o espaço está a ser intervencionado para acolher o Museu Municipal.
No Largo do Convento, é ainda possível visitar um grupo escultório de homenagem a Fernão Mendes Pinto. Uma obra que visa honrar um dos autores portugueses mais conhecidos a nível mundial, natural de Montemor-o-Velho.
Com cerca de 24 metros de comprimento, esta obra do escultor Pedro Figueiredo, representa as várias aventuras deste escritor e explorador.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.