O castro de Alvarelhos, classificado como Monumento Nacional desde 1910, localiza-se na União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, na Serra de Santa Eufémia, numa elevação na margem direita do Ribeiro da Aldeia.
Protegido por uma zona especial, conta com cerca de 130 hectares, ultrapassando os limites do Município da Trofa estendendo-se até à freguesia de Guilhabreu, Município de Vila do Conde, abrange ainda uma pequena parcela da Vila do Castêlo da Maia, concelho da Maia. Estas dimensões, colocam esta estação arqueológica entre as maiores do Noroeste Peninsular. Este espaço teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média, e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.
A ocupação deste local durante a Idade do Bronze está documentada por cerâmicas polidas e carenadas, machados em pedra polida e lâminas em sílex, sendo, por enquanto, desconhecidos vestígios de construções desse período.
Numa plataforma intermédia, onde se identificaram, além de estruturas circulares castrejas, diversos indícios arquitetónicos de romanização, nomeadamente casas de tipo domus, sobrepostas às construções da Idade do Ferro. Já do período da ocupação medieval são visitáveis, as ruínas da segunda Igreja de Alvarelhos e sepulturas que remontam ao mesmo período.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.