Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Numão, localizado na freguesia do mesmo nome, é um local de grande beleza, enquadrado numa paisagem natural única.
O castelo terá pertencido, em 960, a D. Châmoa Rodrigues, que por sua vez o terá doado ao Convento de Guimarães, por intermédio de sua tia, a Condessa Mumadona.
Pensa-se, que depois, o Castelo terá sido tomado pelos Mouros, pois em 1055, o mesmo foi reconquistado por Fernando I, o Magno, de Leão.
O Castelo possui uma planta irregular, praticamente sem ameias. Possui três portas, a do Poente, a do Arco e a de S. Pedro, e ainda, uma torre de menagem e outras quatro torres.
A estrutura original, foi muito afetada pelas lutas com os Mouros, pelo que foi alvo de uma intervenção, no reinado de D. Sancho I, em 1189.
Do mesmo período (séc. XII), é possível encontrar no local um Cristo em bronze esmaltado, de Limonges. Uma peça que se encontra em Numão e comprova a presença de cruzados franceses nas lutas contra o Islão.
Localizada no interior do Castelo, a Igreja de Santa Maria encontra-se atualmente em ruínas e, apesar das várias intervenções que foi alvo, ainda é possível identificar a seu estilo românico.
Fora das muralhas, é possível encontrar uma Necrópole, com sepulturas cavadas na rocha, próximo da Igreja de São Pedro.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.