A estátua de Dom Pelayo, situada na Montanha de Covadonga, é um símbolo que evoca tanto o início da Reconquista como a importância da preservação da natureza. Além de representar o lendário líder asturiano, a estátua está intimamente ligada à visão pioneira de Pedro Pidal, Marquês de Villaviciosa, um asturiano avançado para a sua época que compreendeu a necessidade de proteger as paisagens únicas dos Picos de Europa para as gerações futuras.
Inspirado no modelo dos Parques Nacionais americanos, como o Yellowstone, Pidal impulsionou a aprovação, em 1916, da lei que permitia a criação de Parques Nacionais em Espanha. Assim, em 1918, foi criado o primeiro Parque Nacional do país: o Parque Nacional da Montaña de Covadonga, situado no maciço ocidental dos Picos de Europa, entre as Astúrias e León.
Este parque representou uma nova filosofia de conservação, unindo a proteção ambiental, o valor histórico da batalha de Covadonga e o uso tradicional da terra pelas comunidades locais. Após quase 80 anos, em 1995, o parque foi ampliado e reclassificado como Parque Nacional dos Picos de Europa, englobando os três maciços da cordilheira e importantes áreas florestais da vertente sul, consolidando assim a proteção integral deste território emblemático.
A estátua de Dom Pelayo, portanto, não só celebra a história e a identidade asturiana, mas também simboliza o compromisso com a conservação do património natural e cultural dos Picos de Europa.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de: Emotion Defender
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.