A Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Lisboa, foi mandada edificar em 1575 pela Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I, com projeto de Jerónimo de Ruão e possível colaboração de João de Ruão e Francisco de Holanda. Originalmente maneirista e monumental, sofreu grandes danos com o terramoto de 1755, restando apenas a capela-mor, o arco do cruzeiro e parte das paredes. A atual fachada foi construída em 1870, por Valentim Correia.
A capela-mor destaca-se pela abóbada de berço com caixotões marmóreos, pelo retábulo maneirista de talha dourada com pinturas de Francisco Venegas e Diogo Teixeira, e pelos baixos-relevos renascentistas do altar-mor. Abriga ainda a sepultura da Infanta D. Maria, de grande valor histórico e simbólico.
Vestígios de uma antiga capela do século XV, com arco manuelino e azulejos hispano-árabes, podem ser observados no corpo sul da igreja. A capela-mor e a sepultura da Infanta são classificadas como Monumento Nacional, reconhecendo o valor artístico e histórico do conjunto.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de: Emotion Defender
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.