O revestimento azulejar da Casa Malhoa, hoje Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, é um exemplo marcante da estética Arte Nova em Portugal, criado em 1905 pelo arquiteto Norte Júnior para o pintor José Malhoa. Com predominância do azul sobre fundo branco e detalhes em amarelo, o programa decorativo inclui faixas, frisos e painéis com motivos vegetalistas e figuras femininas alegóricas, refletindo a ligação à arte e à natureza.
Destaque para o painel central com a inscrição "PRO ARTE", simbolizando o trabalho do proprietário, e para os painéis laterais que representam bustos femininos e a alegoria da pintura, com a mulher rodeada pelos seus instrumentos. Na fachada sul, um registo azulejar único assinala o Prémio Valmor atribuído ao edifício.
Os desenhos foram realizados por José Malhoa e António Ramalho, e pintados por João Eloy Ferreira do Amaral. A decoração combina elementos florais sinuosos e representações de pássaros, criando uma composição harmoniosa e expressiva, típica da Arte Nova. Este revestimento é um património valioso que evidencia a integração da arte e arquitetura no início do século XX.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.