Inaugurada em 1959, com projeto do arquiteto Keil do Amaral, a estação apresentava um padrão dinâmico de azulejos com formas geométricas e cores como branco, bege, ocre e verde. O ritmo visual era criado pela alternância de formas e pela composição de quadrados maiores que incluíam motivos circulares. Este revestimento foi removido em 1977 durante obras de expansão.
Em 2009, no âmbito do Plano de Expansão da Rede, a estação foi totalmente remodelada e passou a servir as linhas Azul e Vermelha. O novo projeto, do arquiteto Tiago Henriques, manteve o legado de Maria Keil com duas intervenções distintas:
São Sebastião I (Linha Azul): Maria Keil reinterpretou a sua obra anterior com o tema da "Árvore", evocando os jardins próximos. Utilizou painéis individuais, criando formas leves e naturais a partir de padrões geométricos.
São Sebastião II (Linha Vermelha): A artista explorou o azulejo tradicional em relevo, com texturas multifacetadas e predominância da cor branca. A luz, refletida nos azulejos, cria diferentes ritmos e atmosferas ao longo do espaço.
A estação é um exemplo marcante da integração entre arte, arquitetura e espaço público, com o azulejo como elemento central.Show moreSee less
Content is the responsibility of: Emotion Defender
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Rate and Comment
To evaluate and comment on points of interest, you must be logged in.
Please note that by doing so you earn points for your user experience.