A estação de metro dos Restauradores, na Linha Azul, combina arte e arquitetura, sendo um verdadeiro exemplo da azulejaria portuguesa no espaço público.
Inaugurada em 1959, foi projetada pelo arquiteto Falcão e Cunha, com revestimento azulejar de Maria Keil, que utilizou tons de azul e lilás num padrão clássico com elementos decorativos do século XVIII, como albarradas, e contrastes em preto, azul e amarelo.
Em 1994, o Átrio Sul recebeu a obra “Brasil-Portugal: 500 anos – A Chegança”, de Luiz Ventura, que celebra o encontro entre as culturas portuguesa e brasileira. A peça, com motivos indígenas e técnicas como corda seca e cristal de Murano, foi criada em São Paulo.
Com a ligação à estação Baixa-Chiado, o Átrio Sul foi remodelado em 1998 pelo arquiteto Manuel Ponte, com intervenção artística de Nadir Afonso. Este criou seis painéis de azulejos dedicados a cidades como Madrid, Paris, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Moscovo, usando uma linguagem geométrica e abstrata.
A estação dos Restauradores é, assim, um espaço onde o azulejo se transforma em arte viva, homenageando a tradição e a modernidade.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.