O painel de azulejos na fachada da Leitaria "A Camponeza", em Lisboa, é um exemplo marcante da azulejaria ao serviço da arte e da publicidade no início do século XX. Projetado em 1907 pelo arquiteto Domingues Pinto e executado em 1908 pelo pintor ceramista José António Jorge Pinto, o conjunto exibe azulejos pintados em azul sobre branco, usando a técnica da faiança.
De clara influência Arte Nova, a composição inclui um letreiro superior com o nome "A CAMPONEZA", em letras estilizadas, e um painel central com a imagem de uma camponesa trajada à minhota, segurando uma bilha de leite — símbolo da autenticidade do produto vendido. Esta figura, de inspiração naturalista, surge enquadrada por uma cercadura vegetalista, com linhas curvas, flores, caules e uma abelha central na base, evocando o mundo natural e o trabalho rural.
Harmoniosamente integrada na arquitetura, esta obra alia função decorativa e publicitária, sendo um testemunho importante da renovação estética das fachadas lisboetas no período modernista.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.