Classificada como Monumento Nacional, a Igreja da Conceição Velha é um dos mais notáveis testemunhos da arquitetura religiosa de Lisboa, marcada por séculos de história e reconstrução.
A sua origem remonta a 1496, quando foi instalada na antiga sinagoga da Judiaria Grande, passando a ser conhecida como Igreja da Conceição dos Freires. Com o tempo, e pela coexistência com a Igreja da Conceição-Nova (1699), passou a ser denominada Igreja da Conceição-Velha.
Após a destruição provocada pelo terramoto de 1755, D. José I ordenou a sua reconstrução sobre as ruínas da antiga Igreja da Misericórdia, da qual se reutilizaram diversos elementos, tais como: o portal manuelino no lado sul, com a representação de Nossa Senhora da Misericórdia no tímpano, as duas janelas do período manuelino, o baixo-relevo com a mesma invocação e a capela seiscentista do Santíssimo Sacramento, adaptada a capela-mor do novo templo.
O interior, de nave única, apresenta elementos de valor artístico, com destaque para a capela-mor, possivelmente atribuída a Jerónimo de Ruão, e para a imagem de Nossa Senhora do Restelo, oferecida aos freires pelo Infante D. Henrique.
A Igreja da Conceição Velha é um edifício do século XVIII, que conserva traços significativos do estilo manuelino-renascentista, um exemplo da forma como o património se reinventa, preservando a memória e a identidade histórica da cidade.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.