A Igreja Velha do Negrote foi um centro religioso crucial para os habitantes do Couto de Barra até à sua demolição, por volta de 1600. Com as suas pedras, foi erguida a Igreja Velha do Paião, cuja data de construção, 1601, está gravada na porta principal.
Nesta igreja, entre 1223 e 1578, era celebrada a missa, mas era também local de sepulcro dos habitantes do Couto de Barra.
Em 1897, o terreno da antiga igreja foi vendido para financiar a construção da atual Igreja Matriz do Paião. Durante a demolição da Igreja Velha do Paião, encontraram fragmentos da estrutura original, incluindo colunas e imagens.
No local foram descobertas moedas datadas entre os reinados de D. Sancho I e D. Sebastião, algumas das quais estão hoje expostas no Museu Municipal da Figueira da Foz.
A construção da atual Igreja Matriz do Paião, começou em 1896, tendo sido concluída em 1905, enquanto o Mosteiro de Seiça, outrora ligado ao templo, continuava em ruínas. Hoje, poucos vestígios restam da Igreja Velha do Negrote, mas a sua história perdura na memória da região.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.