A icónicas cantarinhas de Bragança, que dão nome a um dos eventos mais conhecidos da região, a Feira das Cantarinhas, são o mote para a criação deste espaço, localizado na aldeia de Pinela.
Terra de “Cantareiras”, Pinela é conhecida há muito pela sua ligação com a cerâmica, tendo produzido louça até para localidades vizinhas.
Pinela foi, em tempos, o maior centro de produção de louça de barro da região, maioritariamente peças usadas no dia-a-dia, como cântaros, alguidares e vasos.
Com o objetivo de preservar esta tradição ligada à arte de trabalhar o Barro, este Centro Interpretativo nasce no edifício da antiga escola primária, para promover, preservar e valorizar este saber, passado de geração em geração.
O espaço expõe as memórias da população local, que trabalhava o barro. A exposição é composta por fotografias, peças antigas e uma réplica do forno de barro que ainda existe na aldeia. Um espaço de homenagem que permite conhecer o processo artesanal da olaria.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.