O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior foi instituído em 1989 com a finalidade de salvaguardar a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, uma manufatura de Estado fundada pelo Marquês de Pombal em 1764.
Sempre com o lema “os fios do passado a tecer o futuro”, este museu tem por missão a conservação ativa do património industrial têxtil e a investigação e divulgação das tecnologias associadas ao processo de industrialização dos lanifícios no território da Beira Interior, que tem por matriz a Serra da Estrela e por centro histórico a Covilhã.
Através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos preservados no Museu de Lanifícios, é possível conhecer melhor uma das mais antigas indústrias, a dos lanifícios, que começou por se afirmar como um puro ato de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão técnico‐artística que, desde então, tem acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente.
Atualmente, o Museu de Lanifícios é um museu polinucleado que integra os seguintes núcleos: Real Fábrica de Panos, Râmolas de Sol e Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios.Ver maisVer menos
Outras Informações
- O Museu de Lanifícios proporciona visitas guiadas aos núcleos museológicos do Museu para grupos.
- Dias úteis, 11h00 1€/pessoa (+6anos)
- Todos os dias das 10h00 às 18h00 2€/pessoa (+6 anos)
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.