O atual Hospital Militar Principal de Lisboa teve origem no Convento de Nossa Senhora da Estrela, fundado em 1572 pelos Beneditinos. A primeira missa foi celebrada em 1573. Após a criação do Convento de São Bento da Saúde (1615), o edifício passou a funcionar como colégio e casa de estudos para o noviciado.
Danificado pelo Terramoto de 1755, foi rapidamente reconstruído e, em 1797, passou para o Estado, sendo adaptado a hospital militar para as tropas britânicas. Desde então, manteve-se com funções hospitalares, recebendo em 1926 a designação de Hospital Militar Principal.
A igreja, desativada do culto, foi restaurada em 1946, recuperando parte do seu património. O conjunto apresenta traços barrocos e rococó, com planta retangular, quatro alas em torno de dois pátios e três pisos.
A fachada principal destaca-se pelo corpo central da igreja, com portal em arco, janelão superior, nichos com imagens de São Bento e São Bernardo, e frontão triangular com as armas nacionais. No interior sobressaem a escadaria, os azulejos, o retábulo dourado e os túmulos da capela-mor.
Classificado como Monumento de Interesse Público, o antigo convento mantém-se como um marco da arquitetura religiosa e hospitalar lisboeta, simbolizando séculos de história e serviço público.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de: Emotion Defender
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.