Projetada como a cidade ideal do iluminismo, Vila Real de Santo António possui uma planta que se desenvolve a partir do elemento central que é a praça, com ruas regulares e edifícios uniformes.
O Núcleo Pombalino surge com um plano pré-desenhado, com as ruas numa malha regular com a sua implementação estabelecida em função da sua proximidade do rio e da topologia. O núcleo urbano pombalino tem um traçado octogonal, com 35 quarteirões retangulares, com o lado de maior dimensão paralelo ao rio e aos quatro quarteirões de formato quadrangular, no eixo N/S, definido pelo Obelisco e pela Igreja Matriz.
Pensada para ser a fachada da cila, a Avenida da República é composta por sete quarteirões simétricos ao eixo marcado pela Casa da Alfândega, a Casa da Câmara e o Obelisco.
A arquitetura do núcleo pombalino caracteriza-se por edifícios de sobrado na Praça Real e na Baixa Mar, e térreos no resto da malha, desenhados segundo uma métrica rigorosa de vãos e uniformidade de coberturas. As casas térreas, de dois vãos, implantam-se em lotes estreitos com logradouro nas traseiras. Na Praça Real, os sobrados são marcados por porta/janela no piso térreo e janela no superior: na Baixa Mar os edifícios articulam arquitetónica e especialmente os usos comercial e residencial, definidos por portas no primeiro piso e sacadas no segundo.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.