A Igreja de São Martinho de Mouros, classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1922, conta com a torre-fachada da Igreja não correspondente para necessidades militares. Para esse efeito serviam as fragas e vales deste local que terão auxiliado os cristãos a tomar o castelo de São Martinho.
Assim, esta Igreja, datada do século XIII, embora seja destaque no românico português pela excêntrica volumetria da sua fachada, cumpre ainda hoje a missão para a qual foi construída, já em tempos de paz, a liturgia.
O seu projeto original era arrojado, mas ficou incompleto. A inscrição de 1217, descoberta num silhar da capela-mor, evidencia o que terá sido o início da sua construção ou a conclusão de uma primeira fase de edificação, dando assim expressão à hipotética ideia de um templo com três naves abobadadas. Diante desta surge um arco triunfal apontado e encimado por óculo emoldurado.
Foi, contudo, na Época Moderna e, sobretudo, no período do barroco que a espacialidade da Igreja foi alvo de diversas modificações, como exemplo, a capela-mor, intervencionada sob a responsabilidade dos padroeiros.
Destacar ainda as pinturas da oficina dos Mestres de Ferreirim, por volta do ano de 1530, o trabalho de talha do retábulo-mor, de estilo nacional, e do teto de temática hagiográfica.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.