A Torre de Quintela, classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1910, é um dos poucos exemplos de arquitetura civil-militar que comprovam o avanço da “senhorialização” por terras transmontanas. A construção desta torre recua, pelo menos, até aos séculos XIII-XIV embora existam muitos autores que apontem para uma construção mais tardia, em pleno século XV.
A Torre de Quintela apresenta uma planta quadrangular com cerca de 12 metros de largura, define um alçado bastante elevado, com mais de vinte metros de altura, e é organizada no seu interior por 4 pisos.
Até ao século XIX, manteve-se na posse da Ordem dos Hospitalários, uma das principais referências da época medieval, e foi fonte de inspiração para o ilustre escritor Camilo Castelo Branco, num dos seus romances.
Com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, foi aberto um desastroso período na história deste monumento tendo estado perto de ser destruído. Nos primeiros anos da década de 80 do século XX, foi alvo de um restauro integral, estando hoje, disponível para ser visitada por todos.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.