A serra de Pereiras é um dos últimos vestígios dos ancestrais engenhos de serração de madeiras do Município de Santo Tirso, e o mais significativo, do grupo de engenhos existentes na freguesia de Monte Córdova. Dada a sua importância patrimonial o Município de Santo Tirso promoveu no final da década de oitenta um processo de recuperação. No ano de 1991 foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
Com data provável de construção no final do século XIX, no lugar de Pereiras, este engenho representa o modo de produção pré-industrial, tendo como principal função, a serração de madeiras, que na sua altura apresentava uma configuração diferente da atual. O edifício original era integralmente construído em madeira, contava com dimensões pequenas e estreitas e era usado exclusivamente para a serração de madeiras.
Tratava-se de um edifício algo primitivo, que era dividido por dois pisos com uma planta retangular. No piso térreo existia sobrado em madeira, e era aqui que estava instalado o engenho de serrar e a carreta, para a colocação dos toros de madeira. Já no piso inferior encontrava-se a roda motriz, alimentada pelas águas do rio Leça, que vinham pela levada. Através do pejadouro, cubo de madeira que conduzia a água até à roda motriz, era colocada a serra em movimento.
No decorrer da década de cinquenta do século XX, o edifício foi alvo de diversas alterações. Por intermédio do ilustre José Ribeiro Carneiro, houve um alargamento, foi instalada uma grande roda para mover hidraulicamente duas mós que se encontravam numa habitação anexa ao edifício original, a partir desta alteração, foi originada uma nova função para além da serração de madeiras, a da moagem. A planta do edifício manteve o traçado retangular, somente o piso térreo foi modificado, contando desde daí, com duas áreas distintas, a oficina de serrar e uma habitação contígua, destinada à moagem.
O engenho de Pereiras é testemunho da memória de um passado, com os vestígios de uma atividade económica com associação a histórias locais, permite compreender melhor a ligação estreita do homem com a terra e a água, uma aliança entre si e o meio em que habitava. Destacar também a grande importância local do rio Leça.Ver maisVer menos
Outras Informações
Para visitar a Serra Hidráulica de Pereiras é necessário a marcação antecipada. Poderá proceder à marcação da visita através da Divisão do Património e Museus da Câmara Municipal de Santo Tirso, telefone 252 830 400 (extensão: 370).
As visitas guiadas estão limitadas a pequenos grupos.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.