Situada na parte sul do Município de Espinho, em Paramos, a Lagoa de Paramos é uma área de interesse ecológico, paisagístico e recreativo, onde existe uma grande diversidade ornitológica e vegetal, de sublinhar que, algumas destas espécies constam das "Diretivas do Conselho das Comunidades Europeias relativas à conservação das aves selvagens".
A superfície alagada ou laguna, a zona adjacente permanentemente encharcada e uma zona envolvente menos influenciada pelo lençol freático (Plano Parcial de Urbanização), são três subzonas distintas da Barrinha.
A laguna, propriamente dita, constitui um meio "litoral marginal com salinidade variável, de águas geralmente calmas, na qual se depositam sedimentos finos de origem tanto continental como marinha" (Paskoff, R., 1985).
A superfície alagada da Barrinha tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos devido a diversos fatores naturais e humanos, sendo referidos valores na ordem dos 1450 metros de comprimento e 1300 metros de largura (C.C.R.N., 1987).
A laguna é alimentada essencialmente pela água do mar, da chuva, da água da toalha freática e dos afluentes. destacar que, estes afluentes desempenham um importante papel ao nível da alimentação de água e de sedimentos.
Estamos perante uma zona protegida, que tem como missão a criação e preservação de uma reserva natural, onde é possível admirar a fauna e a flora locais, e ao mesmo tempo, é também um incrível observatório de aves.Show moreSee less
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Rate and Comment
To evaluate and comment on points of interest, you must be logged in.
Please note that by doing so you earn points for your user experience.