Localizado na aldeia de Santo Adrião, esta ponte românica é um dos vestígios das duas vias secundarias (viae vicinales) que faziam parte da rede viária romana.
A ponte, que é possível ver atualmente, possui características de estilo românico, como é o caso dos contrafortes, no entanto, a construção original, mais antiga, seria possivelmente romana. Desse período, existiam outros vestígios no local, como as poldras (pedras colocadas para a permitir a passagem do rio), destruídas nas cheias de 1962.
Considerada a ponte mais comprida sobre o Rio Tedo, com 50 metros de comprimento, a sua estrutura é composta por dois arcos de volta perfeita, com pavimento de lajes em granito.
Existem registos que terão sido encontrados no local vestígios de construções anteriores, nas duas margens do rio. É possível encontrar a referência a uma espécie de túnel, que ligava as fortificações entre as duas margens do rio.
Atualmente, a Ponte Românica de Santo Adrião estabelece a ligação entre os Municípios de Armamar e Tabuaço.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.