Projetada como a cidade ideal do iluminismo, Vila Real de Santo António possui uma planta que se desenvolve a partir do elemento central que é a praça, com ruas regulares e edifícios uniformes.
O Núcleo Pombalino surge com um plano pré-desenhado, com as ruas numa malha regular com a sua implementação estabelecida em função da sua proximidade do rio e da topologia. O núcleo urbano pombalino tem um traçado octogonal, com 35 quarteirões retangulares, com o lado de maior dimensão paralelo ao rio e aos quatro quarteirões de formato quadrangular, no eixo N/S, definido pelo Obelisco e pela Igreja Matriz.
Pensada para ser a fachada da cila, a Avenida da República é composta por sete quarteirões simétricos ao eixo marcado pela Casa da Alfândega, a Casa da Câmara e o Obelisco.
A arquitetura do núcleo pombalino caracteriza-se por edifícios de sobrado na Praça Real e na Baixa Mar, e térreos no resto da malha, desenhados segundo uma métrica rigorosa de vãos e uniformidade de coberturas. As casas térreas, de dois vãos, implantam-se em lotes estreitos com logradouro nas traseiras. Na Praça Real, os sobrados são marcados por porta/janela no piso térreo e janela no superior: na Baixa Mar os edifícios articulam arquitetónica e especialmente os usos comercial e residencial, definidos por portas no primeiro piso e sacadas no segundo.
Show moreSee less
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Rate and Comment
To evaluate and comment on points of interest, you must be logged in.
Please note that by doing so you earn points for your user experience.