O Vale da Vilariça, é resultado de uma falha tectónica, preenchida pelos aluviões originados pelas cheias, denominadas pela população local, de “rebofas”, provocadas pelo refluxo das águas do Sabor e da ribeira da Vilariça nas alturas em que o rio Douro está cheio. Os terrenos fertilizados por este fenómeno, originam os ubérrimos.
Famosas por todo o país e além-fronteiras são as enormes produções de linho cânhamo (desde os tempos da Idade Média), cereais e produtos hortícolas, nomeadamente o melão, o feijão e o grão. São também conhecidas experiências na produção de tabaco. A partir do séc. XX, o cultivo da vinha tornou-se dominante, nos dias de hoje existem poucos espaços para a produção de outras culturas. Mais recentemente, tem-se dado o ressurgir da produção hortícola no vale, com destaque para a abóbora, o melão, as couves, o feijão, o tomate e os morangos.
Este vale é uma importantíssima linha migratória para aves, devido aos cursos de água que aqui existem, Ribeira da Vilariça e o Ribeiro Grande, bem como as albufeiras de rega.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.