O Santuário da Senhora da Peneda encontra-se na margem direita do rio Peneda, encontra-se sob um afloramento granítico conhecido por Penedo da Meadinha, o que lhe confere um enquadramento paisagístico único.
A sua construção deve-se à lenda de Nossa Senhora das Neves. Reza a lenda que no século XIII, a Senhora revelou-se duas vezes a uma pastorinha que aí andava com o seu rebanho. No início, tomou a forma de uma pomba (5 de agosto de 1220) pedindo-lhe que fosse construído no local da aparição um santuário em sua honra. A menina correu a dar a noticia à população, no entanto, ninguém acreditou na sua palavra. Dias depois, a Santa voltou a aparecer no mesmo ponto na forma que hoje se venera. E pediu então à menina que fosse a Roussas e que chamasse uma mulher que dava pelo nome de Domingas Gregório, que se encontrava entravada há muito tempo. Os habitantes da região transportaram Domingas à presença da Senhora, e toda a gente presenciou à cura imediata de Domingas. Desde aí iniciou-se o culto à Senhora, tendo sido construída uma pequena ermida no local da aparição.
Na Idade Média a devoção a Nossa Senhora das Neves foi crescendo, e já entre os séculos XVIII e meados do século XIX foi construído o atual templo em sua honra.
Este espaço arquitetónico do Santuário é composto pelo templo-igreja principal, iniciado em 1838 e finalizado em 1857; pelo escadório das virtudes, obra de 1854 que apresenta estatuária representativa da Fé, Esperança, Caridade e Glória; pelo grande terreiro; pelo terreiro dos evangelistas (de 1860); pelo escadório e as suas 20 capelas, bem como pelo largo do Anjo S. Gabriel e o pórtico principal de entrada com imagem de Nossa Senhora da Encarnação, ambas edificadas no século XVIII.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.