De estilo Franciscano Arrábido, o Convento Madre de Deus da Verderena remonta ao século XVI, tendo sido fundado por Dona Francisca de Azambuja.
Descendente de uma das famílias mais ilustres da região, a sua fundadora ficou viúva na batalha de Alcácer Quibir, quando o seu marido, Álvaro Mendes de Vasconcelos, foi morto. Dona Francisca dedicou a partir daí a sua vida e fortuna a esta obra, cuja construção se prolongou por 18 anos, mas a deixou para sempre ligada à história do Barreiro.
Da construção original, concluída no século XVII, são poucos os elementos que restam, no entanto, ainda é possível ver o pórtico da fachada sul, a entrada principal, algumas cantarias e um conjunto variado de azulejos, bem representativos do estilo da época.
D. João António de La Concha, é o autor de uma das remodelações do Convento, no século XVIII.
Nos anos 1707/1708 foi construída a Capela do Senhor dos Passos, conhecida como Capela Pequena.
Em 1843, o imóvel é arrematado em hasta pública e o Conselheiro Joaquim José de Araújo adquire o edifício. Este, passa ser a sua residência e é adaptado a palacete.
O edifício mantém-se na família até início do século XX, quando é adquirido por Guilherme Nicola Covacich, para mais tarde, em 1969, ser adquirido pela Câmara Municipal do Barreiro.
O Convento é atualmente um espaço remodelado, adaptado às novas funções. Um equipamento aberto e dinâmico onde é possível participar em várias atividades culturais e de lazer.
No espaço é possível encontrar a Universidade da Terceira Idade do Barreiro e o auditório, na antiga Capela. O auditório funciona como espaço para conferências, reuniões, espetáculos e exposições. Por sua vez, o refeitório dos monges, é agora um espaço aberto, com snack-bar.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.