De estilo Franciscano Arrábido, o Convento Madre de Deus da Verderena remonta ao século XVI, tendo sido fundado por Dona Francisca de Azambuja.
Descendente de uma das famílias mais ilustres da região, a sua fundadora ficou viúva na batalha de Alcácer Quibir, quando o seu marido, Álvaro Mendes de Vasconcelos, foi morto. Dona Francisca dedicou a partir daí a sua vida e fortuna a esta obra, cuja construção se prolongou por 18 anos, mas a deixou para sempre ligada à história do Barreiro.
Da construção original, concluída no século XVII, são poucos os elementos que restam, no entanto, ainda é possível ver o pórtico da fachada sul, a entrada principal, algumas cantarias e um conjunto variado de azulejos, bem representativos do estilo da época.
D. João António de La Concha, é o autor de uma das remodelações do Convento, no século XVIII.
Nos anos 1707/1708 foi construída a Capela do Senhor dos Passos, conhecida como Capela Pequena.
Em 1843, o imóvel é arrematado em hasta pública e o Conselheiro Joaquim José de Araújo adquire o edifício. Este, passa ser a sua residência e é adaptado a palacete.
O edifício mantém-se na família até início do século XX, quando é adquirido por Guilherme Nicola Covacich, para mais tarde, em 1969, ser adquirido pela Câmara Municipal do Barreiro.
O Convento é atualmente um espaço remodelado, adaptado às novas funções. Um equipamento aberto e dinâmico onde é possível participar em várias atividades culturais e de lazer.
No espaço é possível encontrar a Universidade da Terceira Idade do Barreiro e o auditório, na antiga Capela. O auditório funciona como espaço para conferências, reuniões, espetáculos e exposições. Por sua vez, o refeitório dos monges, é agora um espaço aberto, com snack-bar.
Ver maisVer menos
Outras Informações
Visitas mediante marcação prévia.
Conteúdos da responsabilidade de Município do Barreiro
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.