A criação da Igreja Matriz de Loures é atribuída à Ordem dos Cavaleiros do Templo, hoje em dia ainda perduram algumas lápides sepulcrais, a cruz do templo continua gravada no chão da matriz.
Este monumento sofreu profundas alterações durante os séculos XVI e XVII.
No terramoto de 1755 esta Igreja foi reconstruída tendo como orago a Nossa senhora da Assunção, onde é tem representação na pintura seiscentista, no teto da nave central. Nos dias de hoje este Templo é possuidor de 3 naves e um teto de madeira com forma de abóbada de berço.
Os retábulos dos altares laterais são de destacar, nomeadamente o retábulo dedicado a Nossa Senhora da Conceição, executado por Diogo Teixeira em 1575, que se encontra do lado da Epístola e o retábulo de Nossa Senhora da Graça, pintado por Simão Rodrigues entre 1595 e 1600, encontrando-se este no lado do Evangelho.
O templo tem ainda 2 tábuas que remontam ao século XVII que se encontram nas naves laterais, uma de André Reinoso “A Comunhão da Virgem”, e uma outra de Bento Coelho da Silveira “S. Miguel e as Almas”. De destacar também a capela-mor onde o retábulo-mor foi executado em 1711 por Claude Laprade e o mestre Bento da Fonseca de Azevedo.
Este monumento é ainda decorado com lambril de mármores embrechados pelo mestre canteiro Manuel Francisco Botelho.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.