A barragem de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi a primeira no Douro Internacional e foi uma verdadeira aposta de modernidade.
A construção começou nos anos 50 e entrou em funcionamento quatro anos depois do início da sua construção.
O empreendimento foi um ponto de viragem para a zona e chegou a ter mais de seis mil pessoas a trabalhar e viver no Barrocal do Douro, a três quilómetros da barragem.
Muitas destas pessoas viviam em casas de madeira provisórias ou em três bairros que, de certa forma, os dividiam segundo a sua classe operária - O Bairro Verde, onde viviam os operários, O Bairro Branco, destinado a trabalhadores especializados, e o Bairro dos Engenheiros que, como o próprio nome indica, se destinava aos engenheiros que supervisionavam a empreitada.
O Bairro Verde é de casas de madeira com base em granito. Estas seriam casas temporárias, mas tinham água canalizada e aquecimento.
Hoje em dia os bairros branco e verde estão ocupados, mas muitas casas são de segunda habitação.
Em 1991 quando os comandos das barragens passaram para a Régua, foi quase o final da presença de técnicos e trabalhadores.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.