Localizado nas Avenidas Novas, perto do Parque Eduardo VII, o antigo Liceu Feminino Maria Amália Vaz de Carvalho teve origem em 1885 como Escola D. Maria Pia, destinada ao ensino feminino. Em 1926 recebeu o nome da escritora e defensora da educação feminina em Portugal.
O edifício atual, inaugurado em 1933, foi projetado inicialmente por Miguel Ventura Terra e concluído por António do Couto de Abreu. Estruturado em quatro pavilhões quadrangulares dispostos em "pente", apresenta uma frontaria em cinco corpos com torreões laterais e um corpo central avançado. No interior, destacam-se o Salão Nobre, a Biblioteca, a antiga Sala do Conselho e a escadaria dupla em mármore, enquanto as alas laterais abrigam salas de aula e ginásio.
O património móvel inclui mobiliário original, instrumentos científicos dos laboratórios de Física e Química, cartografia histórica e amostras de Geologia e Mineralogia. Após 1974, o liceu passou a integrar turmas mistas, mantendo o seu valor histórico e educativo. Classificado como Monumento de Interesse Público, é um marco da educação feminina em Portugal.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de: Emotion Defender
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.