Anterior a Portugal, o Castelo de Penedono, classificado como Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910, tem como referência mais antiga da sua existência a data de 960. Acredita-se que deve ser ainda anterior, visto que, na base da estrutura foram encontradas fiadas paralelas com características das construções árabes, revelando uma primeira construção.
Trata-se de um pequeno castelo com particularidades de moradia acastelada, de planta poligonal, formando um heptágono irregular. Está instalado a cerca de 930m de altura sobre um monte de afloramentos graníticos ciclópicos, possuí 70m de perímetro e apresenta torreões nos ângulos, providos de matacães e flanqueando o acesso único inscrito num arco quebrado. Este monumento mantém ainda a cisterna, o caminho de ronda e as conversadeiras, no seu interior, indiciando a existência de um piso intermédio.
Este invulgar e imponente exemplar da arquitetura militar gótica está ligado à mítica figura do Magriço, Álvaro Gonçalves Coutinho, natural de Penedono, que foi imortalizado por Camões na sua obra épica “Os Lusíadas”, onde são narradas as proezas e feitos dos Doze de Inglaterra.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.